O QUE É KUNG FU?

Kung Fu é o termo mais conhecido e utilizado no Ocidente para nomear as artes marciais de origem chinesa. Dentro do que se denomina Kung Fu, existem diferentes estilos, que possuem características e especificidades próprias. Uma possível tradução literal do termo Kung Fu seria “trabalho humano”, ou seja, toda e qualquer habilidade adquirida com esforço e disciplina, a partir da prática e treinamento diligente ao longo do tempo. Em linguagem informal pode significar também “trabalho duro” e “trabalho bem feito”.

O Kung Fu é um sistema de defesa pessoal baseado em princípios filosóficos, direcionados para a busca do equilíbrio e da saúde física e mental; do auto aperfeiçoamento e auto superação constantes; da disciplina e da adoção de condutas baseadas no respeito, na ética, na solidariedade e na compaixão.

O ESTILO SHAO LIN NORTE DE KUNG FU

O estilo Shao Lin Norte é um dos mais antigos e disseminados estilos de Kung Fu. Tem sua origem identificada por volta do ano de 520 d.c. Segundo a tradição chinesa, neste ano, um monge hindu chamado Bodhidharma teria chegado ao Templo Shao Lin, localizado no Monte Shaoshi – o mais alto do conjunto de elevações que formam a cordilheira Song, a cerca de 55 quilômetros da cidade de Louyang (província de Henan), no noroeste da China. Após ter meditado por nove anos em uma caverna, em absoluto silêncio, Bodhidharma teria ensinado aos seus discípulos uma série de exercícios que dariam origem ao Kung Fu.

O Templo Shao Lin, que significa “floresta jovem” ou “floresta do Monte Shaoshi, é, muito comumente, apontado como o lugar onde nasceu o Kung Fu. Porém, é importante lembrar que mesmo antes de sua construção, que ocorreu por volta do ano de 495 d.c, já havia todo um conjunto de conhecimentos e práticas marciais na China que remontam ao período de 3.000 a.c.

Por ter sua origem associada a figura de Bodhidharma, o estilo Shao Lin Norte de Kung Fu tem forte influência do Zen-Budismo – uma escola filosófica que se desenvolve na China a partir do século I d.c., momento no qual o Budismo, que se origina na Índia cerca de 600 anos antes, se espalha pelo oriente, exercendo influência e dialogando com diferentes escolas de pensamento, como o Confucionismo e o Taoísmo. Na atualidade, o estilo Shao Li Norte possui praticantes em diferentes países mudo e é reconhecido pela IWF uma das categoriais tradicionais de Kung Fu para competições. O estilo Shao Lin Norte possui um Código de Ética Marcial – o Bei Shao Lin Wude – um conjunto de orientações que tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos/das praticantes em todas as áreas da vida

O TAI CHI CHUAN ESTILO YANG

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa milenar. Sua prática envolve três aspectos principais: saúde, meditação e defesa pessoal. As aulas são formadas por práticas corporais, como Lian Gong e Qi Gong, automassagem, meditação em pé (Zhan Zhuang), treinos de caminhadas e aprendizado das formas (taolus) do estilo Yang.